complexo MULTIUSO

  • Local: Bauru-SP Brasil
  • Projeto: 2018
  • Área construída: 84.360,00 m²
  • Arquitetura: Fagner Mendes Gava, Renan Ataíde, Vinicius Bernardo e Alan de Freitas
  • Construtora: ZIncorporações

Projeto de edifícios de uso misto desenvolvido para um concurso realizado em 2019 pela ZIncorporações, classificado em segundo lugar.

A solicitação foi 70% de edifícios residências com apartamentos de alto padrão, 20% de edifício de serviços e 10% de comércio.

O terreno com 17.000m² tem quatro ruas e por estar dentro do cone aéreo do aeroclube da cidade havia uma limitação de altura.

Dentro dessas condições criou-se edifícios mais alongados a fim de gerar um distanciamento maior entre eles. As áreas sociais e de lazer são integradas por uma praça interna. Pela necessidade de ser executada em quatro etapas, apesar da integração, as torres tem piscinas e salas independentes.

A etapa final foi a torre de serviços. Além das salas para empresas, foi proposto unidades de flats nesse mesmo edifício. Criou-se uma rua no meio do terreno, separando-o do bloco residencial. A torre sob pilotis liberou o pavimento térreo e gerou uma praça que conectou a avenida Getúlio Vargas à rua Gustavo Maciel. A galeria comercial é continuação da praça e avança como um calçadão à rua Gustavo Maciel.

Por estar em uma área central, com alto fluxo de pedestres, o projeto propõe a fluidez de pessoas no nível das ruas que circundam o terreno, convidando esse pedestre a adentrar as lojas comerciais que se fundem com a praça democrática.

Fagner Mendes Gava - Arquitetura