escola MAPLE BEAR

  • Local: Marília-SP Brasil
  • Projeto: 2015
  • Conclusão: 2018
  • Área construída: 5.020m²
  • Arquitetura e Interiores: Fagner Mendes Gava, Renata Forteza, Daniel Damasceno, Vanessa Martinez, Mozart Júnior, Vitória Aversa, Renan Ataíde, Vinícius Bernardo e Rafael Pinoti
  • Fotos: Celso Melani

Vencedor de um concurso entre quatro escritórios de arquitetura, esse projeto de escola bilíngue de ensino infantil e fundamental foi implantado num terreno com quatro metros de desnível.

A obra executada em concreto armado in-loco e estrutura metálica é composta por um estacionamento rotativo interno, recepção no nível da rua, uma rampa e um túnel amarelo para descida dos alunos ao pavimento inferior, onde há um pátio central coberto por uma grande estrutura metálica branca que conecta o refeitório às salas de aula.

Todos os ambientes encontram-se de frente para um gramado com um anfiteatro, que recebe a plateia tanto internamente quanto no jardim externo, onde pode sentar-se na própria grama escalonada em níveis.

Um componente marcante do projeto são os anéis de concreto que formam as janelas das salas de aula e anfiteatro. São coloridas e possuem diversos tamanhos, implantadas em paredes curvas, que percorrem toda a escola no pavimento inferior, dando unidade e um tom lúdico e livre a esse projeto ortogonal.

O pátio das salas de aula possui uma cobertura deslizante em estrutura metálica e vidro, que fica fechada em dias de chuva e aberta em dias de sol.

Sobre as salas de aula há um pátio para atividades diversas, como pista de corrida, soltar pipas, rampa de escalada, entre outras. Nesse ambiente existem tubos de concreto com vidro na face superior, para entrada de luz natural e para que os alunos possam ter outro ponto de vista da própria sala.

Fagner Mendes Gava - Arquitetura